MATEMÁTICA
O curso de Matemática (licenciatura) pretende formar, para atender a demanda que o atual contexto exige, profissionais que devem, ao longo do curso, adquirir habilidades e competências que os tornem aptos para o exercício do magistério na educação básica. Para isso, compreende-se que o licenciado em Matemática deve ser livre, competente e compromissado.
Ao ser livre, ele deve ter consciência de suas escolhas quanto ao tema que trabalha com seus alunos e quanto à forma pela qual atua num contexto educativo do ensino de Matemática. Sua competência é compreendida em termos de domínio dos fundamentos que sustentam a escolha de conteúdos e a metodologia utilizada. E seu compromisso é entendido como inconformismo em relação ao quadro geral do ensino da Matemática; é compromisso de reflexão, ação e transformação política.
Deseja-se que o egresso do curso adquira, durante sua formação, domínio dos conhecimentos matemáticos e educacionais; visão de seu papel social de educador; capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações de seus alunos; estratégias para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de Matemática, formando para o exercício da cidadania; e consciência de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos.