Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

A cerimônia ocorreu na noite dessa segunda-feira, 18, no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco.

Ao conceder o título, o Consu levou em consideração a contribuição de Tribuzy à comunidade matemática nacional e internacional. Ele atuou como referência nas áreas de ensino e pesquisa, tendo contribuído para criação e oferecimento dos cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu e stricto sensu, por meio de parcerias entre Ufam e Ufac.

Tribuzy não compareceu por questão de saúde; foi representado pelo professor da Ufam, José Nazareno Vieira Gomes. “Ele agradeceu a todos os envolvidos e fez questão de declarar que este é o título mais importante de sua carreira científica”, disse Gomes. “Também ressaltou que isso representa uma consolidação da parceria que já existe entre os grupos de pesquisa da Ufam e a Ufac.”

O vice-reitor e reitor em exercício da Ufac, Josimar Batista, destacou que a trajetória de Tribuzy é de um desbravador da Amazônia na área da matemática. “Ele contribuiu muito para formação qualificada nos Estados do Amazonas e do Acre”, afirmou. “É muito gratificante que, 40 anos após seu doutoramento, receba esse título pela nossa universidade.”

O homenageado possui graduação em Filosofia pela Ufam (1968), doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1978) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1982).

Tribuzy foi incentivado a seguir nos estudos da matemática pelo irmão Ivan, a quem dedica, in memorian, a honraria concedida pela Ufac. Eles foram responsáveis pela construção do núcleo de pesquisa em matemática da universidade amazônica e pela consolidação do curso de mestrado em Matemática. Atualmente, Tribuzy trabalha pela criação do curso de doutorado nessa área na Ufam.

A solenidade contou com a participação de membros do Consu do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, que participaram por meio de videoconferência.

 

Powered by flickr embed.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account