Sign in to your account

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

As atividades concentraram-se no turno da manhã, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), e contaram com a presença de alunos das escolas da rede básica Padre Peregrino, Adalberto Sena, Alcimar Nunes Leitão, Sesc e Apae.

Segundo uma das coordenadoras das atividades, professora de Educação Física da Ufac, Shirley Batista, o objetivo do evento é resgatar culturas populares brasileiras. “Hoje tão adormecidas e esquecidas pelas novas gerações”, disse. “Percebemos que as escolas fazem um esforço para manter vivas essas tradições, mas a mídia e as novas tecnologias têm tomado muito desse espaço, daí a importância desse resgate.”

As dinâmicas planejadas envolvem as disciplinas de Corporeidade e Movimento, Atividades Rítmicas Expressivas, Metodologia da Dança Escolar e Ginástica Escolar, ministradas a acadêmicos do 1º e 3º períodos de Educação Física (licenciatura) e 1º e 7º período de Educação Física (bacharelado). Também coordenaram o evento as docentes Angelita Pereira, Rayana Silva, Lucy Queiroz e Norma Tinoco.

A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, presente durante a abertura da programação, destacou a importância de se manter viva a celebração da data. “Aqui vamos ter a oportunidade de ver danças, histórias e brincadeiras que fizeram parte da nossa infância”, comentou. “Isso é preciso para que as próximas gerações também tenham a chance de conhecer e propagar essa sabedoria e cultura tradicionais, de modo a enriquecê-las e preservá-las.”

A 1ª Feira do Folclore Brasileiro contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).